quinta-feira, 24 de junho de 2010

A respiração que acalma...

Feche os olhos e preste atenção no ar entrando e saindo do corpo. Isso é tudo que você precisa para transformar a ação automática do dia a dia em uma arma poderosa para controlar suas emoções e viver melhor


O stress e a ansiedade estão com os dias contados. Isso não quer dizer que é o fim da pressão no trabalho, dos conflitos em casa ou dos congestionamentos de trânsito. Mas que você vai aprender agora como manter distância dessas (e de outras) tensões fazendo algo mais simples do que imagina: respirar. “Aprendendo a controlar a respiração, você domina também a mente e as emoções”, fala Márcia De Luca, fundadora o Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda (Ciyman), em São Paulo. Trocando a ação automática e superficial pela respiração profunda e consciente, você aumenta a entrada de oxigênio no organismo, o que garante o corpo energizado e a cabeça relaxada. Em casa, reserve 5 minutos para pôr a técnica em prática. “O benefício (mais calma) é imediato, e em 40 dias a respiração consciente se torna natural. Aí, é possível praticar sentada e até em pé”, diz Márcia. Em outras palavras, uma opção melhor do que atacar a geladeira, roer as unhas ou brigar com quem aparecer na frente quando o nervosismo bater. 

Exercício para acalmar
1. Deitada, pernas flexionadas, planta dos pés no chão, mãos abaixo do umbigo, com a ponta dos dedos médios se tocando. Feche os olhos e inspire pelo nariz, contando até 4 e sentindo o abdômen inchar. Expire pelo nariz até murchar o abdômen completamente. 

2. Com as mãos na altura das costelas, repita a respiração. 

3. Com as mãos acima do peito, inspire pelo nariz contando até 4 e sentindo o abdômen inchar e segure o ar o tempo que aguentar. Expire pelo nariz até murchar o abdômen completamente. 

4. Repita a respiração quantas vezes achar necessário ao longo do dia

Um comentário:

Débora disse...

Oi amiga...que bom que gostou dos chaveiros...essa minha ansiedade me tras pelo menos algo de bom...bjks