sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dicas para lidar com a ansiedade

Dicas para lidar com a ansiedade


O Dr. Tommaso é consultor aqui da Boa Forma e tem um site muito legal cheio de artigos bacanas sobre obesidade, emagrecimento e seus aspectos psicológicos. Achei um que dá 30 dicas de como lidar com a ansiedade alimentar. Como é grande demais, selecionei alguns itens que achei bem legais e o artigo completo você lê clicando aqui.
1. Fazer “regime” é grande fonte de ansiedade. Está ligado à punição, privação, frustração. Ou a gente faz e “não come” ou não faz e devora o que vem a frente. Troque o “regime” por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e SABOROSA! Quem faz regime quer resultados para ontem…
2. Fome não é catástrofe! Quando senti-la, calma! Observe que sentirá sensações diferentes da “vontade de comer” (um certo vazio no estômago, às vezes fraqueza, etc). Não vá como uma doida para qualquer alimento. Você irá satisfazer com a comida que foi planejada. Preste a atenção na sensação de saciedade que está aparecendo. Pergunte-se: “ainda estou com fome?”. Se estiver, coma um pouco mais, senão pare! Acostume-se a comer porque tem fome e não porque há comida disponível.
3. Aceite seus “escorregões”. Encare esses episódios com serenidade. Caiu? Levanta! Errou? Corrige! Falhas ocorrerão e deverão ser encaradas como oportunidades para aprendizagem!
4. Fuja do mito do “peso ideal”. Troque-o por “peso viável”. Aquele clinicamente saudável, que a deixe bonita e que seja fácil manter. Respeite seu tipo físico.
5. Não tenha pressa para emagrecer. Você ficará ansiosa, frustrada, sempre com a sensação de que “não está dando certo” e daí para a comida é um pulo…
6. Cuidado com a “balançomania”. Pesar-se toda hora, todo dia traz enorme grau de frustração. A flutuação de peso é esperada e mal interpretada é realmente angustiante.
7. A compulsão alimentar é disparada pela ansiedade. Identifique os primeiros sinais de risco (pensamentos, situações, emoções etc) e faça algo que seja prazeroso e incompatível com ato de comer. Tenha consigo uma lista destas atividades e as acione ao primeiro sinal de ansiedade. Visitar ou telefonar para uma amiga, fazer uma atividade física, digitar um trabalho no computador, escrever, pintar ou fazer um trabalho de argila etc.
8. Adie o mais possível a satisfação do impulso de comer. Se ao sentir os primeiros sinais de ansiedade você der uma caminhada verificará que sua “vontade” de comer diminuiu! O tempo é seu grande aliado!
9. Não tenha alimentos de risco em casa. Se você sentir-se ansiosa para devorar chocolate e tiver que sair para comprá-lo ganhará tempo. Compre só uma unidade. Volte para casa, anote no seu diário alimentar que irá comê-lo. Espere cinco minutos e coma-o lentamente. O chocolate não foi proibido e o impulso foi bastante enfraquecido. Se estiver ansiosa por um bolo, prepare-o. Não o tenha em casa.
10. Algumas formas de ansiedade alimentar decorrem de problemas psicológicos não resolvidos: afetivos, conjugais, de relacionamento, sexuais, timidez excessiva, depressão, etc. Não existe em procurar ajuda de um profissional. Muitas vezes estes fatores mantém uma obesidade e, tratados, levam a pessoa ao emagrecimento.
Viva enquanto emagrece. Não espere emagrecer para viver.
Foto: Marcio Del Nero

Um comentário:

~♥~ Fuxicos e Retalhos ~♥~ disse...

Boa Noite Debora, adorei seu blog, fiquei tempo lendo os post..
Obrigada por compartilhar

Sua visita em minha pagina me fez feliz

Bjus

Renata